sexta-feira, 27 de maio de 2011

Criatividade

Depois de um dia em que todos os recordes do «Dias de Estupidez» foram batidos (realce para os inacreditáveis 106 «page loads»), decidi voltar a publicar um desabafo sobre esta triste mas preenchida vida que levo.

Aqui há uns tempos pediram-me para desenhar um logótipo para uma associação e eu, como até gosto de desafios, disse que sim. Deram-me liberdade para fazer como quisesse e eu quando tive um bocadinho lá comecei a inventar à espera que me saísse alguma coisa de jeito. Entretanto dei por mim a pensar no seguinte: será que ainda existe criatividade? Pode parecer uma pergunta parva, mas a verdade é que desde há muito tempo que sou da opinião que é (quase) impossível criar alguma coisa verdadeiramente original, tal é a quantidade de coisas que já existe. Acho que hoje não se cria, inova-se. No entanto isto é mais uma maneira de ver as coisas que algo irrefutavelmente certo.
E porquê escrever sobre isto? Bem, como eu sou um rapaz muito dado a comparações estupidamente parvas acabei por não me ficar por apenas estes pensamentos e cheguei assim a uma das comparações mais estranhas da minha vida (e eu já levo muitos aninhos de comparações) portanto tinha que a partilhar: eu vejo na criatividade a mesma coisa que vejo naquilo das almas gémeas: mesmo tendo praticamente a certeza que tal coisa não existe (criatividade/alma gémea) devemos procurá-la. Poça, que porcaria de comparação!

Post Scriptum [1]: caso o logótipo que desejei seja realmente utilizado logo o partilharei.
Post Scriptum [2]: inacreditavelmente só hoje é que foi criada a etiqueta «Marketing».

4 comentários:

Bruna disse...

acho que a criatividade é mais uma questão de inspiração do que de procura... mas não sei se isso chega a ser um problema. as pessoas, as necessidades, o mundo, tudo muda.. então é bem capaz que muita coisa doida e verdadeiramente original apareça por aí ainda.
e quanto a alma gemea... não existe e acho uma puta perda de tempo procurar. nos tornamos ideais pra/por quem amamos e se isso é reciproco, fica lindo e fim :)

=***

Rafael disse...

concordo contigo!

e sim, acho incrível que só a partir de hoje exista uma etiqueta com tão interessante assunto :D

Daniel Paiva disse...

Bia, o conceito de «criatividade» é discutível, mas eu cá continuo com a minha opinião que qualquer coisa que seja «inventado» tem em si um pouco de algo que já existe, portanto passa a não ser 100% original. :)
Quanto à alma gémea... há coisas que mesmo não existindo nos podem ser úteis. Acreditar em almas gémeas é um pouco isso: alimentar o sonho. ***

Daniel Paiva disse...

Rafael Pereira, finalmente concordamos em alguma coisa! :)
Pior que «marketing» ter aparecido só agora é «psicologia» não ter sido etiqueta desde o início do blogue (só o foi desde dia 14 de Abril).