Depois de 156 dias, os dias acabaram, e com eles acabou esta coisa do 'diário' nesta espécie de blogue. É portanto tempo para fazer o balanço final do que foram os 5 meses que terminaram no passado dia 6.
Ir para a Roménia num voluntariado foi provavelmente a decisão mais repentina e 'não-pensada' da minha vida e só aconteceu porque eu estava de tal forma no limite que tinha de fazer algo. Em Maio, quando as coisas já me estavam a correr mal e sem previsões de melhorarem, tinha-me candidatado a um voluntariado (também na Roménia) e tinha sido escolhido. Acabei por desistir, muito por cobardia. Passado uns meses, quando me candidatei para Arad no último dia de Agosto, mal sabia eu que 6 dias depois estaria na Roménia. Mais uma vez comprovei a teoria de que 'tudo acontece por alguma razão'.
Muita gente disse-me para não ir, que estava 'doido' em ir para um país como a Roménia e que nem para lá ia ganhar dinheiro. Ouvi toda a gente e percebi o porquê das suas opiniões... e felizmente mantive a minha decisão, que foi apenas minha, até ao fim.
Ter tido a coragem de ir para a Roménia, sem saber sequer o que me esperava, foi de longe a melhor decisão da minha vida. Foram 5 meses que passaram a correr e em que cresci imenso, como nunca julguei ser possível crescer. Esta experiência mudou-me e estou certo que o 'Daniel' de agora é melhor que o 'Daniel' que andava perdido em Portugal.
Ao contrário da maior parte dos voluntários, que fica triste com a despedida, eu sempre estive feliz. Conheci pessoas fantásticas que sei que vou voltar a ver algures, pessoas que me marcaram e que sei que também marquei. E não podia pedir mais que isso. Foram 5 meses perfeitos... que acabaram. Agora é tempo de fazer pela vida, ser feliz e, espero eu, festejar o Bi-Campeonato daqui a uns meses!
Sem comentários:
Enviar um comentário