sábado, 14 de março de 2015

Dias 19, 20, 21 e 22 @bucharest

Música dos dias: https://www.youtube.com/watch?v=LrNz37uc7kc


A vida continua a correr a ritmo acelerado por estas bandas romenas, mas agora que tenho um bocadinho é tempo de aprofundar esta coisa da minha nova vida.



Como podem observar neste super mapa HD que saquei da net, eu estou naquela espécie de estrelinha. Cheguei cá no dia 22 e por cá devo ficar por um período indeterminado de tempo.

Bucareste não é nenhuma Budapeste, nem de perto. Não é uma cidade "bonita" nem turística. Tal como me disse um outro português, é uma cidade que vive para o trabalho. Não tem nem um terço da interculturalidade que uma rua de Budapeste ou Praga têm (e com "um terço" estou a ser muuuuitoooo simpático), mas tem esta coisa estranha que se sente neste país e que eu senti logo na minha primeira noite em Arad.

A vida aqui na Roménia é diferente. Há pobreza? Sim. Há ciganos? Sim. Há uma imensidão de problemas na sociedade? Seguramente. Mas há esta coisa. Em Arad recuperei a minha fé na humanidade vezes sem conta, em Bucareste contínuo a recuperá-la diariamente.

Depois de 3 semanas aqui, já me sinto em "casa". E, estranhamente (não muito, porque tem vindo a ser uma constante nas minhas aventuras abroad), o menos bom que tenho encontrado está relacionado com portugueses. A Roménia atrai poucos portugueses, e metade dos que atrai são extremamente limitados. É pena...

Ah, outra coisa estranha é o facto de o custo de vida na capital não ser maior do que aquele com que me deparei em Arad. Aliás, é até menor em muitas das coisas. Por exemplo, 62 viagens de metro custaram-me 11 €, ou seja, 17 cêntimos cada. Os táxis custam normalmente 1.39 RON por quilómetro, ou seja, 31 cêntimos.

Anyway, balanço muito positivo destas primeiras 3 semanas. E os leitores do Dias de Estupidez/Noites de Utopia podem vir até cá que têm alimentação e sítio para dormir fara bani!

Sem comentários: